GPS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec tempus mauris vel ullamcorper finibus.

Pedro Dalla Valle

No mundo do storytelling - e na vida -, fica a lição: sem perrengue, tudo fica sem graça!
Em seus altos e baixos, a vida nos ensina que a felicidade não é um objetivo, mas um estado de espírito momentâneo, pontual, instável, sujeito a mudanças por conta da primeira pedra no caminho.

Seja utilizada como roteiro de uma obra de entretenimento (filme, peça de teatro, game) ou para transmissão de uma mensagem publicitária (respeitando, claro, a coadjuvação da marca em favor da história), uma narrativa busca estabelecer uma empatia com seu público (audiência, consumidor) através de três técnicas não excludentes: a imersão no universo alternativo, o espelhamento com o protagonista ou o reconhecimento (ou projeção da possibilidade) do conflito, estes três fatores parte do que trato como a Tríade Narrativa, ou, os pilares sobre os quais uma história é criada.

Muitas marcas pensam que trabalhar storytelling em sua comunicação mercadológica é apenas contar uma história. Mas tem muito mais envolvido.

A aplicação do conceito pode tanto permear a roteirização de uma peça publicitária (a forma mais simples e direta de utilização) como também servir de alicerce para algo maior, até mesmo para a construção de um posicionamento perece de marca através de sua arquetipificação.

No primeiro uso, ou seja, na construção de narrativas para transmissão de uma ideia, conceito ou mensagem, a utilização do storytelling como 'forma' de transmissão traz uma armadilha bastante traiçoeira para os profissionais de comunicação. O envolvimento do público com uma história se dá primordialmente pela possibilidade de que tudo dê errado.

Imprima

Comente

Por favor, digite seu nome.
Por favor, digite o seu e-mail. E-mail inválido, tente novamente.
Por favor, digite sua mensagem.
Assine nossa newsletter
Obrigado por se inscrever! Por favor, digite o seu e-mail. E-mail inválido, tente novamente.

Receba novidades da Alumni ESPM no seu e-mail toda semana